Acessibilidade e Sustentabilidade

ACESSIBILIDADE

 

Em 2018, o Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília amplia seu escopo de ações nos quesitos acessibilidade e sustentabilidade. O festival, bem como seus apoiadores, patrocinadores e parceiros, está cada dia mais interessado em traçar marcos que apontam para a inclusão das diversidades e quer, portanto, ampliar as ações que garantem acesso de todos os públicos.

 

Entre as atividades propostas, estão a tradução simultânea de duas sessões do espetáculo “Ícaro”, de Luciano Mallmann (RS), para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), para deficientes auditivos; e a apresentação de duas sessões com audiodescrição da peça “Buda”, da Banda Mirim (SP), para deficientes visuais.

 

Neste ano, o Cena Contemporânea leva o espetáculo “Mateus da Lelé Bicuda”, do grupo Mamulengo Presepada (DF), para dois asilos do DF – Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes e Lar dos Velhinhos Maria Madalena – para garantir que o público da melhor idade possa, também, se beneficiar da programação do festival. Ao lado de “Inka Clown” e “Édipo Rei”, “Mateus da Lelé Bicuda” e o Cena 2018 chegam ao Restaurante Comunitário do Itapoã, ao Céu das Artes do Recanto das Emas e à Feira Permanente de São Sebastião. O festival realiza espetáculos, ainda, em Unidades do Sistema Socioeducativo, no Sistema Prisional e em Unidades de Internação do Distrito Federal.

 

As Regiões Administrativas do Gama, Ceilândia e Taguatinga estão mais uma vez contempladas na programação do Cena, através da longeva parceria com o SESC, que nos garante chegar aos excelentes teatros espalhados pelas cidades satélites. Com isto, o Cena Contemporânea promove ações em seis RAs, apresentando, ao todo, 31 sessões fora do Plano Piloto.

 

 

SUSTENTABILIDADE

 

No quesito Sustentabilidade, o Cena Contemporânea promove a coleta de lixo eletrônico em dois pontos estratégicos: o Teatro do CCBB e o Teatro Funarte Plínio Marcos. O material coletado pelo festival é encaminhado para cooperativa competente ao manejo correto dos artigos descartados. Além disso, o Cena Contemporânea realiza doação de todas as lonas produzidas pelo evento para cooperativa de reciclagem e reaproveita todos os materiais utilizados para a construção de cenários dos espetáculos da programação.

 

 

PONTOS DE COLETA DE LIXO ELETRÔNICO

TEATRO DO CCBB E TEATRO FUNARTE PLÍNIO MARCOS

O que é lixo eletrônico: monitores de computador, telefones celulares e baterias, computadores, câmeras fotográficas, impressoras, dispositivos eletrônicos em geral, pilhas, cabos elétricos, carregadores, entre outros.