Encontros do Cena

Internacionalização das artes cênicas brasileiras

Entre os dias 31 de agosto e 2 setembro de 2018 acontecem os “Encontros do Cena: Internacionalização das artes cênicas brasileiras”. Os encontros têm entrada franca e ocorrerão no Museu Nacional de Brasília e integram a programação do Cena Contemporânea 2018.

A temática dos Encontros do Cena 2018 é a internacionalização das artes cênicas brasileiras. O objetivo é explorar as potencialidades, dificuldades e oportunidades para que a produção cênica do país possa circular pelo mundo. Um grupo de convidados nacionais e internacionais formarão parte das mesas de debates. Os participantes são provenientes do Brasil, Argentina, Chile, Croácia, Espanha, Irã, Polônia e abordarão os mais diversos aspectos do processo de circulação internacional dos produtos cênicos, desde as políticas governamentais e as distintas legislações até as iniciativas curatoriais em diferentes festivais ao redor do globo.

No dia primeiro (31 de agosto), a temática dos encontros é Internacionalização: caminhos e oportunidades em que convidados governamentais e de agências facilitadoras conversarão sobre o avanço das políticas nacionais para a circulação da produção teatral acentuando as oportunidades existentes e apontando os gargalos a serem resolvidos em termos de políticas públicas.

No segundo dia (1º de setembro), a temática dos encontros será Internacionalização: experiências nesse dia realizadores nacionais e internacionais exporão suas experiências e vivências a respeito das políticas para a internacionalização das artes cênicas em variados contextos. Serão exploradas desde o intercâmbio entre festivais até os diversos marcos regulatórios existentes nos países, configurando uma janela de oportunidade para aprimorar as limitações existentes no país para o avanço do setor.

Os Encontros do Cena 2018 encerram na tarde do dia 2 de setembro com a Rodada de Negócios do Cena Contemporânea, onde os artistas da cidade apresentam seus projetos aos curadores e programadores internacionais.

 

Participantes:

Adam Muniz (Brasil), Antonio Altamirano (Chile), Beatriz Goes (Brasil), Carla Estefan (Brasil), Carlos Gil Zamora (Espanha), Constanza Ximena Yévenes Bienzobas (Chile), Dorota Kwinta (Polônia), Guilherme Marques (Brasil), Iva Horvat (Croácia), Marcelo Allasino (Argentina), Maryam Karroubi (Irã), Márcia Dias (Brasil), Norka Chiapusso (Espanha)

Programação:

 

Internacionalização: caminhos e oportunidades

31 de agosto, às 10h, no Auditório II do Museu Nacional

Local: Museu Nacional

Participantes: Adam Muniz (MinC), Beatriz Goes (MRE), Marcelo Allasino (Argentina), Márcia Dias (Brasil)

Mediação: Márcio Tavares

 

Internacionalização: experiências I

1 de setembro, às 10h, no Auditório II do Museu Nacional

Participantes: Carlos Gil Zamora (Espanha), Antonio Altamirano (Chile), Dorota Kwinta (Polônia), Carla Estefan (Brasil)

Mediação: Márcio Tavares

 

Internacionalização: experiências II

1 de setembro, às 15h, no Auditório II do Museu Nacional

Participantes: Guilherme Marques (Brasil), Iva Horvat (Croácia), Constanza Ximena Yévenes Bienzobas (Chile), Maryam Karroubi (Irã) e Norka Chiapusso (Espanha)

Mediação: Márcio Tavares

 

Rodada de negócios com todos os convidados

2 de setembro, às 14h, no Auditório II do Museu Nacional

A Rodada de Negócios dos Encontros do Cena acontece no dia 2 de setembro no Museu Nacional da República. A Rodada já é um evento tradicional do festival em que realizadores encontram com diretores de diferentes partes do globo que estarão em Brasília acompanhando a 18ª edição do Cena Contemporânea.

Trata-se de uma oportunidade, principalmente para os fazedores locais, de encontrar diretores e realizadores de festivais consolidados e conquistar novos palcos para suas produções. A metodologia determina aos realizadores que levem os portfólios de suas produções para serem avaliados pelos convidados. O tempo para as conversas é igualitário e determinado pela organização.