A INVENÇÃO DO NORDESTE

A INVENÇÃO DO NORDESTE

A INVENÇÃO DO NORDESTE

Grupo Carmin (RN)

Um diretor é contratado por uma grande produtora para realizar a missão de selecionar um ator nordestino que possa interpretar com maestria um personagem nordestino. Depois de vários testes e entrevistas, dois atores vão para a final e o diretor tem sete semanas para deixá-los prontos para o último teste. Durante as sete semanas de preparação, os atores refletem sobre sua identidade, cultura, história pessoal e descobrem que ser e viver um personagem nordestino não é tarefa simples.

A encenação, inspirada na obra homônima do Prof. Dr. Durval Muniz de Albuquerque Jr., investiga os mecanismos estéticos, históricos e culturais que contribuíram para a formação de uma visão do nordeste brasileiro como um espaço idealizado, deslocado do processo histórico e imune ao impacto das grandes transformações sociais. A identidade nordestina entra em cheque. Afinal, existiria apenas uma identidade nordestina?

Em 2019, “A Invenção do Nordeste” ganhou o Prêmio Cesgranrio de Melhor Espetáculo; Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia; Prêmio Botequim Cultural de Melhor Autor; Prêmio do Humor de Melhor Dramaturgia, Direção e Espetáculo e o Prêmio APTR – Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro, nas categorias “Autor” e “Ator Coadjuvante”.

 

Com: Henrique Fontes, Mateus Cardoso e Robson Medeiros

Direção e figurino: Quitéria Kelly

Assistência de direção, dramaturgia audiovisual e desenho de luz: Pedro Fiuza

Consultoria histórica e de roteiro: Durval Muniz de Albuquerque Jr.

Direção de arte e cenografia: Mathieu Duvignaud

Dramaturgia: Henrique Fontes e Pablo Capistrano

Preparação corporal: Ana Claudia Albano Viana

Preparação vocal: Gilmar Bedaque

Trilha original: Gabriel Souto/Toni Gregório.

No dia 24 de agosto, após o espetáculo, haverá um bate-papo de 30 minutos com o Grupo Carmim e a participação do diretor Francis Wilker.

Serviço

Data | Horário | Local:

24 e 25 de agosto, às 20h, CCBB – Teatro

Ingressos:

-

Classificação Indicativa:

14 anos

Duração do evento:

60 minutos