PERFORMANCES E LANÇAMENTO DE LIVRO

PERFORMANCES E LANÇAMENTO DE LIVRO

PERFORMANCES E LANÇAMENTO DE LIVRO

MEU ABISMO
Em Meu Abismo, a artista Renata Caldas caminha por uma grande fita de moebius (infinito) que, aos poucos, desdobra-se em diferentes formatos. A obra apresenta um passeio inquieto por um abismo múltiplo; concreto e metafórico; particular e coletivo. Criada pelo matemático e astrônomo alemão August Ferdinand Möbius em 1858, a fita de moebius tem como uma de suas características mais fascinantes ser um “objeto não-orientável”, ou seja, impossível de determinar qual seria sua parte de cima ou de baixo, de dentro ou de fora. O trabalho tem sido parte de pesquisa de mestrado em Artes Visuais na UFPE – Universidade Federal de Pernambuco.


É PERMITIDO CHORAR
Performance/Instalação. No trabalho, a performer chega sem avisar e, delicadamente, chora por cerca de meia hora neste local onde “É permitido chorar”. A obra surgiu da percepção de um choro coletivo sufocado, iminente. O trabalho faz parte de sua pesquisa de mestrado em Artes Visuais.

 

O ROMANCE-EM-CENA DE ADERBAL FREIRE-FILHO: UM ENSAIO-REPORTAGEM SOBRE A LINGUAGEM TEATRAL DESENVOLVIDA PELO DIRETOR E SEUS ATORES

Livro de Renata Caldas

Editora Multifoco


Nesse livro, a autora Renata Caldas investiga o processo de criação e a trajetória de espetáculos do romance-em-cena, estilo inventado pelo diretor Aderbal Freire-Filho e que pode ser aplicado pelos interessados na investigação da linguagem teatral. Segundo a crítica e professora Tania Brandão, trata-se de “um original de leitura obrigatória para o público de teatro, para a classe teatral e para todos os interessados em arte brasileira contemporânea”.

Renata Caldas é atriz e artista visual. Natural de Brasília, reside em Recife, onde cursa Mestrado em Artes Visuais e desenvolve trabalhos de performance, instalação e intervenção urbana. Bacharel em Interpretação Teatral (UnB) e Bacharel em Jornalismo (UniCeub). Como jornalista, trabalhou em cadernos culturais nos diários Correio Braziliense e Jornal de Brasília nas áreas de teatro, dança, cinema e artes visuais. No Rio de Janeiro, trabalhou em peças apresentadas no CCBB, Teatro Poeira, Teatro Jockey e Sesc Copacabana.

Serviço

Data | Horário | Local:

21 de agosto, 18h, Espaço Cultural Renato Russo

Ingressos:

Classificação Indicativa:

Duração do evento: