Banco do Brasil apresenta e patrocina

Encontros

Os Encontros do Cena – Espaço Internacional de Intercâmbio e Cooperação Cultural, em sua 10a. edição, propõem uma reflexão sobre a produção artística, estimulando o intercâmbio entre criadores, redes, festivais e instituições. Nesses tempos de insegurança para todo o setor das artes cênicas, reuniremos virtualmente artistas, estudiosos, pesquisadores, críticos e programadores de festivais e de centros culturais de outras cidades e países para conversar sobre o presente e o futuro das artes cênicas e outros temas relacionados.
Para participar dos Encontros do Cena é muito simples! Basta preencher o formulário aqui: https://forms.gle/Bm6heKjyTnP52MhF9
Um dia antes do encontro, você receberá o link de acesso no e-mail registrado.
03/12/2020 | 17h

Criação nos tempos do Cólera

Debate sobre o exercício da criação de narrativas em tempos difíceis, num ambiente impactado pelas mudanças que, de forma inevitável, se apresentaram em decorrência do cenário pandêmico. Os participantes irão debater o tema e apresentar possibilidades e cenários de criação no campo das artes cênicas. Com Lázaro Gabino (México), Cibele Forjaz…
04/12/2020 | 17h

O desafio da curadoria e dos festivais

Festivais e plataformas convidadas vão compartilhar como vem lidando com o desafio de acompanhar programações e realizar curadoria de artes cênicas na virtualidade. Debate sobre as possibilidades e desafios na programação e gestão de festivais em tempos de distanciamento físico e social. Quais são as temáticas, as abordagens, as reflexões…
06/12/2020 | 17h

Estratégias de Sobrevivência de Coletivos Teatrais

Os convidados, representando importantes grupos teatrais brasileiros, debaterão sobre as possibilidades de alternativas de financiamento em tempos de crise, tratando de modelos e iniciativas inovadoras e possibilidades futuras para os coletivos estáveis, em tempos de teatros fechados. Com Eduardo Moreira (Grupo Galpão - MG), Pablo Bertola (Ponto de Partida- MG), Camila…
06/12/2020 | 20h15

Desvendando Cage Shuflle

Conversa com Paul Lazar e Bebe Miller (Estados Unidos), os dois interpretes da obra Cage Shuffle: A Digital Duet, logo após a sua apresentação no festival. Poderemos conhecer o processo da montagem da obra que se inspira na inteligência e na iconoclastia de John Cage. Paul Lazar integra a companhia…
08/12/2020 | 17h

Processos híbridos de criação

A Agrupación Sr. Serrano foi fundada em 2006, em Barcelona, por Àlex Serrano, com a proposta de fundir linguagens, mesclando performance, texto, vídeo, som e maquetes para levar para a cena aspectos discordantes da complexa experiência humana contemporânea. A companhia foi premiada com o Leão de Prata na Bienal de…
09/12/2020 | 17h

Poéticas da diáspora negra

Debate sobre as expressões, poéticas, lutas do corpo negro e sua representação na arte contemporânea e em que medida a a presença do corpo negro está contemplado no campo das artes performáticas? A arte pode contribuir com a equidade? Com Mirella Façanha (dramaturga e atriz - DF/SP), Felipe Oladélê (Cabo Verde/RJ)…
10/12/2020 | 17h

Como a arte pode ajudar a forjar um novo futuro?

Debate sobre a relevância da arte e da cultura no contexto pandêmico e pós-pandêmico e seus desdobramentos na sociedade. A arte e o sensível podem contribuir para a diminuição das desigualdades? Participam Celso Gimenez (fundador e diretor da companhia teatral La Tristura), a atriz e ativista baiana Maria Marighella (recém…