Banco do Brasil apresenta e patrocina

Programação

A programação será exibida gratuitamente aqui no player do site do festival. Cada obra poderá ser vista (ou revista) por mais três dias depois de sua estreia, em qualquer horário, no canal Youtube do Cena Contemporânea. As exceções são Clã_Destin@ – Uma Viagem Cênico-Cibernética e Hybridity. Portanto, se prepare para um encontro com o teatro e a dança e “chegue cedo”. 

01/12/2020 | 21h30

Cada vez que alguém diz isso não é teatro se apaga uma estrela

Lagartijas Tiradas al Sol – México
Durante o confinamento, o teatro se mostrou um lugar ideal para refletirmos sobre a pandemia - e a pandemia produziu condições inéditas para pensar o teatro. Durante alguns meses, todos os teatros do mundo fecharam as portas e nós, pessoas que nos dedicamos à cena, fomos aceitando que as características…
01/12/2020 | 21h30

THE SILENT BURN PROJECT (PROJETO O SILÊNCIO QUEIMA)

AKRAM KHAN COMPANY - INGLATERRA
Uma das companhias de dança mais inovadoras do mundo preparou para o Cena 2020 uma versão especial de seu mais recente trabalho. A Akram Khan Company mescla e desafia os limites da dança contemporânea e da dança kathak indiana. Foi criada há 20 anos pelo dançarino e coreógrafo Akram Khan,…
02/12/2020 | 21h30

AntaGônicos

CELEIRO DAS ANTAS - DF
Um grupo de teatro em total isolamento social se reúne virtualmente para pensar no tema do novo espetáculo a ser encenado nas plataformas digitais. A dificuldade de entendimento revela o despreparo do grupo para lidar com essa nova realidade. O GRUPO - Fundado em 1991, o Celeiro das Antas é…
02/12/2020 | 21h30

BIRDIE

AGRUPACIÓN SEÑOR SERRANO - ESPANHA
Espetáculo multimídia, que revisita o clássico filme “Os Pássaros”, de Alfred Hitchcock, com vídeos, objetos, maquetes e três performers. Em foco, a situação dos imigrantes e refugiados no mundo contemporâneo. O trabalho nasceu a partir da análise de dois diferentes aspectos do mundo contemporâneo. De um lado, as guerras, as…
03/12/2020 | 21h30

LA CODISTA_BR

CESAR AUGUSTO, PEDRO UCHOA E MONIQUE VAILLÉ – RJ
Solo escrito no período de confinamento pela atriz holandesa Marleen Scholten, do grupo Wunderbaum. Baseado em histórias reais, a protagonista revela ao público seu novo emprego: ela fica na fila para outros e é paga por isso. LA CODISTA_BR, versão brasileira, foi realizada a partir do intercâmbio artístico entre Brasil…
03/12/2020 | 21h30

REDE GARRA – OBRAS REUNIDAS

Grupos de Artistas em Rede Associada
O vídeo reúne as sete performances criadas pelos grupos do Distrito Federal que integram a GARRA Grupos de Artistas em Rede Associada. Serão exibidos os seguintes trabalhos:   ANTAGÔNICOS - CELEIRO DAS ANTAS - DF Um grupo de teatro em total isolamento social se reúne virtualmente para pensar no tema…
04/12/2020 | 21h30

BURACO

CIA VÍÇERAS - DF
Ensaio performativo real, ficcional e imaginado, uma obra de dança que flerta com o cinema. As coisas particulares que são vistas com atenção e silêncio, se aproximando do documentário de criação. O GRUPO – A companhia nasceu em 2010, tendo como carro-chefe a investigação artística autoral e colaborativa. Operando diferentes…
04/12/2020 | 21h30

ANARCHY – L’HARMONIE DU DÉSORDRE (ANARQUIA – A HARMONIA DA DESORDEM)

CIE CHUTE LIBRE - FRANÇA
Imagine que tudo desmorona para permitir um novo acordo: relançar a máquina humana tendo a espontaneidade como único credo. A desordem está plantada: o teatro desmoronou, os dançarinos estão no chão, as luzes cintilam, tudo se desvaneceu nas ruínas da música... Resta o corpo que procura uma forma diferente de…
05/12/2020 | 11h

GRÃO JETÉ – CANAL BEBELUME – Teatro para bebês

BEBELUME - DF
Em parceria com o Movimento Internacional de Dança (MID) e o Festival VIVADANÇA (BA).  Grão Jeté é uma série de 8 episódios de vídeo-dança, especialmente concebidos para a primeira infância, com um mergulho na poesia corporal, provocada por sonoridades e movimentos. Com trilha sonora original, são abordados temas como identidade…
05/12/2020 | 17h

HYBRIDITY (HIBRIDISMO)

COCOONDANCE – ALEMANHA
Em parceria com o Movimento Internacional de Dança (MID) e o Festival VIVADANÇA (BA) e Goethe Institut - AO VIVO.  Em suas últimas peças o CocoonDance embarcou na busca pelo corpo “impensado”. O resultado é mais do que apenas obras de dança originais: são experiências corporais, externas e de auto…
05/12/2020 | 19h

CLÃ_DESTIN@: UMA VIAGEM CÊNICO-CIBERNÉTICA

CLOWNS DE SHAKESPEARE – NATAL/RN - Dias 5, 6 e 7/12 - às 19h e 21h
Espetáculo encenado virtualmente, sem dramaturgia linear. O diretor artístico Fernando Yamamoto descreve o projeto não como uma peça, mas como uma viagem. O Clã_Destin@ passa por reflexões sobre a América Latina, aborda o teatro e o momento atual de pandemia. São apenas seis espectadores por sessão. Ingressos aqui. O mistério…
05/12/2020 | 21h30

PAPIAMENTO – PROJETO ATLÂNTICOS

FELIPE OLÁDÉLÈ E ANTÓNIO TAVARES – RJ/CABO VERDE
O Projeto Atlânticos é uma série de trabalhos performáticos que investiga o corpo como território existencial, produzido a partir de estruturas históricas, bioquímicas e memórias ancestrais, além de invenções contemporâneas. PAPIAMENTO é um dos desdobramentos do Projeto Atlânticos. Trata-se de um filme-ìpàdé (fundamento da religião do Candomblé direcionado para saudar…
05/12/2020 | 21h30

AQUILO QUE NÃO PODEM DEMOLIR ENQUANTO EU PUDER FALAR

TEATRO DO CONCRETO E DIAZUL DE CINEMA - DF
A memória é o dispositivo central nessa criação que emerge do encontro entre um encenador, uma dramaturga e um cineasta. Em cena, um jogo composicional entre o cinema e o teatro para trazer à tona a cidade e suas metamorfoses e afetos. Uma oficina mecânica que também era teatro e…
06/12/2020 | 19h30

BAQUE

ANDAIME CIA DE TEATRO - DF
Sob a imensidão do céu, agora, o futuro sempre presente às nossas costas, ontem, e o passado mais do que nunca, amanhã. O GRUPO - Criada em 2007, na Universidade de Brasília, a Andaime Cia de Teatro atua em diversas esferas da linguagem teatral: Performance, Produção Cultural, Teatro Empresarial e…
06/12/2020 | 19h30

CAGE SHUFFLE: A DIGITAL DUET (CAGE ALEATÓRIO: UM DUETO DIGITAL)

PAUL LAZAR & BEBE MILLER – NY/EUA
“Cage Shuffle” é um solo de dança/teatro criado por Paul Lazar, que estreou em Nova York em 2017 e continua a fazer turnês nacionais e internacionais. Na era da Covid-19, a peça foi reconcebida como um dueto digital entre dois intérpretes: Paul Lazar e Bebe Miller. Eles apresentam uma série…
07/12/2020 | 21h30

MP3 - A MISSÃO

GRUPO TRIPÉ - DF
Imagine um mundo onde a música foi banida e o único sistema de som se encontra nas mãos de um ditador... O GRUPO – Criado em 2012 da união de jovens artistas em busca de um teatro independente e autoral. Possui em seu repertório as peças "Entre Quartos", "O Novo…
07/12/2020 | 21h30

JUNTOSESEPARADOS 5

ANTI STATUS QUO COMPANHIA DE DANÇA - DF - AO VIVO
Performance em videoconferência artesanal tecnológica. Em uma espécie de jogo de interação, nove pessoas, mediadas pelas telas dos seus computadores pessoais, descobrem uma linguagem doméstica, íntima, precária e lúdica que reflete os paradoxos da situação em que vivemos. Os bailarinos performam ao vivo a partir da interação virtual das múltiplas…
08/12/2020 | 21h30

comofazerabsolutamentenada.mov

GRUPO LIQUIDIFICADOR - DF
Algumas coisas não estão acontecendo conforme nós imaginávamos. Decidimos fazer uma intervenção. Misturamos nossas cabeças virtuais e nos olhamos pela tela-plana. Atritando referências de diferentes trabalhos anteriores do grupo com nossas experiências de videoconferências, encontramos uma possibilidade. O GRUPO - O Grupo se constrói há 10 anos de trabalho ininterrupto,…
08/12/2020 | 21h30

PARASITE (PARASITA)

CIE KILAÏ – FRANÇA
Cinco mulheres, cinco dançarinas de hip hip se reúnem para tratar das diferenças. O que acontece a um relacionamento, quanto se tem que lidar com egos, modéstias, sensibilidades, desejos descontrolados, esses parasitas todos que interferem no encontro entre as pessoas? Obra contemplada com o Prix Beaumarchais SACD/CCN de Créteil et…
09/12/2020 | 21h30

JOANA

GRUPO EMBARAÇA - DF
Partindo de impulsos que permeiam o julgamento de Joana D’arc, a criação evoca dois olhares da mesma fogueira: de quem viu de perto e de quem é tomada pelo fogo. A profecia está no discurso e o corpo continua intacto. Eu tenho fé. Na casa que vim e da casa…
09/12/2020 | 21h30

COMEÇA A FICAR TARDE

IDIO CHICHAVA – MOÇAMBIQUE
“O lixo é o produto final da ação do consumo”. Filmado na Lixeira de Malhampsene, o maior lixão de Maputo, a obra quer chamar a atenção para a produção desenfreada de resíduos sólidos, poluição e aquecimento global, através da dança e do vídeo, onde o corpo e a lente se…
09/12/2020 | 21h30

ÚLTIMO BERRO – CORPO EM ESTADO DE EMERGÊNCIA

IDIO CHICHAVA – MOÇAMBIQUE
Performance de vídeo-dança, com o olhar do videasta Ivan Barros, que situa o corpo do bailarino Idio Chichava em diferentes arquiteturas da cidade de Maputo e em sua periferia. Um ensaio sobre o que constitui a reinvenção do corpo em estado de emergência, tendo como pontos de partida as situações…
10/12/2020 | 21h30

DROPS TELECOTIDIANO

NOVOS CANDANGOS - DF
Um macarrão instantâneo. Jogo de paciência. “Arrumação” de um quarto. Hidratação de cabelos. Comida requentada de micro-ondas. 50 abdominais. Um curta. Um orgasmo. 180 segundos. O GRUPO - Os Novos Candangos estrearam seu primeiro espetáculo em 2012, "A Falecida", de Nelson Rodrigues, que recebeu os prêmios Nelson Brasil Rodrigues: 100…
10/12/2020 | 21h30

POEMA/CONFINADO

ATA - AGRUPAÇÃO TEATRAL AMACACA – HUGO RODAS - DF
Trabalho criado a partir de laboratórios visando a elaboração de propostas de teatro virtual. Narrativas cênicas, visuais e sonoras que utilizam a câmera do celular para a captação de imagens e misturam teatro e audiovisual. Na composição, as próprias moradias dos atores são parte da narrativa, assim como objetos, escritos,…
11/12/2020 | 21h30

PROCESSO JULIUS CAESAR

CIA DOS ATORES – RJ
O eterno conflito entre liberdade e autoridade, entre o bem público e as ambições pessoais recebe de William Shakespeare um tratamento que posiciona esta obra entre os seus melhores textos. O autor utiliza a conspiração e a morte do imperador por seus pares para discutir as várias correntes de pensamento…
11/12/2020 | 21h30

CADA VEZ QUE ALGUÉM DIZ ISSO NÃO É TEATRO SE APAGA UMA ESTRELA

LAGARTIJAS TIRADAS AL SOL – MÉXICO
Durante o confinamento, o teatro se mostrou um lugar ideal para refletirmos sobre a pandemia - e a pandemia produziu condições inéditas para pensar o teatro. LAGARTIJAS TIRADAS AL SOL - Companhia fundada em 2003, por Luisa Pardo e Lázaro Gabino com o objetivo de desenvolver projetos que procuram romper…
11/12/2020 | 21h30

ESTUDO#1 PARA DÍPTICO: UÉ, EU ECOA OCÊ’ U É EU?

Cibele Forjaz, Celso Sim e Manoela Rabinovitch – SP
Performance audiovisual criada especialmente para os 25 anos do Festival Cena Contemporânea, por Celso Sim, Cibele Forjaz e a cineartvista Manoela Rabinovitch. Parte das palavras de Ailton Krenak: “estamos dançando e cantando para levantar os nossos céus, rumo às grandes transformações necessárias para garantir que haja vida humana e extra-humana…