ATIVIDADES FORMATIVAS
Proporcionar aos artistas criadores a oportunidade de desenvolver habilidades, descobrir novas possibilidades de atuação, movimento, escrita, aplicar conceitos teóricos em propostas práticas e, ao mesmo tempo, promover a troca de conhecimento. Estes são alguns dos objetivos que movem as Atividades Formativas que o Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília programou para 2024.
Este ano, o festival oferece atividades que prometem acolher não só os artistas, mas o público em geral e de perfil diversificado. A começar pelas oficinas “O corpo do autor”, que será desenvolvida pelo argentino Martín Cárdenas Flores, “Escuta em movimento”, com a coreógrafa e performer canadense Heidi Strauss, e “Tempo Rei”, com o ator e diretor Aury Porto, dedicado a jovens e idosos. Também haverá uma residência artística com a atriz, diretora e tradutora brasileira Giovana Soar, que vai dirigir uma leitura dramática da obra “No Canal à Esquerda”, do autor Alex Van Warmerdam, como parte do lançamento do projeto de Internacionalização de Dramaturgias, em parceria com o Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil e a editora Cobogó.
Por fim, nos dias 6, 9, 11 e 16/11, haverá os Encontros do Cena, um espaço para debater e aprofundar temas como literatura e teatro, ancestralidade e identidade, etarismo, sempre sob a luz da criação cênica.
As inscrições para as oficinas já estão abertas, requerem inscrição prévia e são gratuitas. É só acessar abaixo a oficina de sua preferência. Leia os formulários atentamente.
Cada oficina encerra as inscrições em um dia diferente. Algumas exigem experiência prévia e uma delas – Tempo Rei – acontece em Ceilândia e é para público em geral.