Primeira parte de uma trilogia dirigida por Adriano Guimarães e protagonizada por Yara de Cunto – bailarina, coreógrafa, atriz e pessoa com deficiência visual, aos 85 anos. A dramaturgia se constroi a partir da profunda relação de Yara com a dança e de momentos marcantes de sua vida, revisitados no palco. Reencenando esses acontecimentos, que antes se desenrolavam em um corpo jovem, ela agora os explora com um corpo moldado pela passagem do tempo, revelando a plasticidade do envelhecimento que emerge dessa transformação. Ao lado de Yara está a bailarina e coreógrafa Giselle Rodrigues, com mais de 30 anos de trajetória. Juntas, elas desafiam a percepção convencional de que a carreira na dança está intrinsecamente ligada ao vigor físico da juventude, mostrando que a passagem do tempo – e mesmo as deficiências – não são barreiras intransponíveis.
YARA DE CUNTO – Coreógrafa, bailarina, atriz, professora e pesquisadora, mestre da dança no Brasil, formou diversas gerações de intérpretes brasileiros. Bailarina clássica profissional desde 1954, integrou a Companhia Ballet IV Centenário/SP, foi pioneira da TV Tupi, fundou o Balé do Teatro Guaíra/Curitiba, e o grupo Asas e Eixos/Brasília. No final dos anos 1990, dirigiu a cia baSiraH. Desde a década de 1960, orienta cursos, escolas e companhias de dança no Brasil.
ADRIANO GUIMARÃES – Com uma carreira de mais de 30 anos e mais de 60 espetáculos, é reconhecido internacionalmente pelas pesquisas transdisciplinares envolvendo performance, teatro, literatura e artes visuais, acumulando diversas nominações e prêmios, como o Questão de Crítica/RJ 2012 de Melhor Elenco, por “Nada – Uma Peça para Manoel de Barros”, e o Prêmio Shell 1996 de Melhor Direção, com a peça “Doroteia”.
FICHA TÉCNICA:
Concepção e direção: Adriano Guimarães
Com: Yara de Cunto
Participação especial: Giselle Rodrigues
Dramaturgia: Adriano Guimarães e Giselle Rodrigues
Coreografia: Giselle Rodrigues e Yara de Cunto
Cenografia: Adriano Guimarães e Ismael Monticelli
Figurino: Cyntia Carla
Trilha sonora: Mateus Ferrari
Iluminação: Camilo Soudant
Assistência de direção: Lucas Lima
Teatro dos Bancários – 8, 9 e 10/11, às 20h30 – *Sessão do dia, 8/11 terá audiodescrição e tradução em Libras
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre