Ministério da Cultura e

apresentam

5 a 17 de novembro de 2024

MEU NOME: MAMÃE

Aury Porto e Janaína Leite (SP)

A convivência do ator Aury Porto com sua mãe, que vive com Mal de Alzheimer há 15 anos, bem como a relação familiar com o lento processo de degeneração acarretado pela doença, são o ponto de partida de “Meu nome: Mamãe”, espetáculo solo do artista, que marca sua estreia no universo da autoficção, sob a direção de Janaina Leite. A dramaturgia é centrada em duas personagens, Filho e Mãe, interpretados pelo ator e a encenação transita entre a memória do portador da Doença de Alzheimer e o surrealismo na qual as imagens e situações se expressam diretamente do inconsciente. A peça atravessa emocionalmente uma jornada de vida do ator ao lado da sua mãe e da sua família. Surgem lembranças, histórias, canções e construções sobre a travessia de um filho diante do adoecimento da mãe. A doença de Alzheimer, que acomete cada vez mais brasileiros, é narrada no espetáculo em experiências que, por muito íntimas, se tornam universais.

AURY PORTO – Ator, diretor, produtor, professor, dramaturgo com mais de trinta anos de trabalho, criou, na década de 1990, a companhia Teatro Dragão do Dito em parceria com o dramaturgo Paulo Faria. No ano 2000, entrou para o Teatro Oficina Uzyna Uzona, no qual exerceu as funções de ator, produtor e administrador, tendo permanecido na companhia por nove anos. Em 2007 fundou, ao lado da atriz Luah Guimarãez, a mundana companhia, com a qual encenou diversos trabalhos, com destaque para “O Idiota – Uma Novela Teatral”, romance de Fiódor Dostoiévski adaptado por Aury Porto em colaboração com Vadim Nikitin, Luah Guimarãez e Cibele Forjaz; “O Duelo”, adaptado por Aury a partir da novela homônima de Anton Tchekhov, direção de Georgette Fadel; e “Na Selva das Cidades – Em Obras”, com texto de Bertolt Brecht direção de Cibele Forjaz.  

FICHA TÉCNICA:

Idealização, Texto e Atuação: Aury Porto 

Direção: Janaina Leite 

Dramaturgia: Claudia Barral 

Cenário e Figurino: Flora Belotti 

Trilha Sonora: Rodolfo Dias Paes (DiPa)

Desenho de Luz: Ricardo Morañez 

Preparação Corporal: Lu Favoreto 

Projeções: Felipe Ghirello

Produção: Bia Fonseca e Aury Porto 

Assessoria de imprensa: Adriana Monteiro

 

Teatro Sesc Newton Rossi (Ceilândia) – 15/11, às 20h | Sala Multiuso do Espaço Cultural Renato Russo – 16 e 17/11, às 19h

Duração: 55 minutos

Classificação indicativa: 14 anos