Cine Brasília – 12/11, às 18h
Brasil, 2023, ficção, Cor, 127 minutos, 16 anos
Entrada Franca
SINOPSE: Adaptação do célebre clássico “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa, o filme é uma jornada existencial sertaneja, com interpretações que desafiam o cinema e o teatro, explorando os conflitos humanos, como o bem e o mal. A narrativa é conduzida por Riobaldo, um jagunço (cangaceiro ou pistoleiro) que revive sua vida turbulenta no sertão. O enredo é marcado pela presença de Diadorim, personagem enigmático que se torna o grande amor de Riobaldo, despertando nele diversos questionamentos: “Aonde está o Demo? Está fora ou dentro do homem? Como um homem pode amar outro homem? Coração da gente – o escuro, escuros…” A narrativa é não linear, com reflexões filosóficas entrelaçadas com cenas detalhadas da vida e das batalhas sangrentas no sertão, incluindo crenças populares, lendas e tradições.
BIA LESSA – Destacada encenadora teatral e diretora de cinema, artista multimídia, atuou como atriz, dirigiu óperas, foi responsável pelo Pavilhão do Brasil na Expo 2000, na Alemanha, pelo módulo do Barroco nas comemorações de 500 anos do Brasil e pela realização no Salão nobre da ONU do espetáculo “The second Unveiling”, a partir da obra de Candido Portinari. Realizou várias exposições, incluindo a célebre “Grande Sertão: Veredas”, para a inauguração do Museu da Língua Portuguesa. Dirigiu espetáculos teatrais marcantes como “Orlando – Uma Biografia”, de Virgínia Woolf, “Cartas Portuguesas” e adaptações de clássicos da literatura brasileira, como “Macunaíma”, de Mario de Andrade. Em cinema dirigiu os longas-metragens “Crede-mi” e “Então Morri”. Seus espetáculos e filmes foram apresentados em diferentes países, como o Centre Georges Pompidou em Paris, o Festival de Outono de Madri, Festival Theater der Welt na Alemanha, Berlinale em Berlin, São Francisco, NY etc.
FICHA TÉCNICA
Direção: Bia Lessa
Roteiro: Bia Lessa
Fotografia: José Roberto Eliezer
Montagem: Sérgio Mekler, Renata Catharino
Som: Ricardo Reis, Miriam Biderman
Design de arte: Antonio Vanzolini
Música: Egberto Gismonti, O Grivo
Elenco: Caio Blat, Luiza Lemmertz, Luiza Arraes, Leo Miggiorin, Clara Lessa, José Maria Rodrigues, Daniel Passi, Lucas Oranmian
Produtor: Lucas Arruda, Bia Lessa
Produzido por 2+3 Produções
Coprodução: Globo Filmes
Contato: lucasarrudaproducao@gmail.com