Memória e construção do futuro. Como lidar com o apagamento de alguém, de um povo, de uma obra? Como evitá-lo? Como recuperar a história, afirmar identidades e construir pontes para o amanhã? Estas são questões que permeiam os espetáculos da programação do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília, que em 2024 completa 25 edições.
Ao longo de 13 dias, teremos espetáculos internacionais inéditos no País, estreias nacionais e encenações premiadas, além de show e uma pequena mostra de filmes, num total de mais de 25 atrações. E, especialmente para os artistas, atividades formativas com oficina de dramaturgia, residência e encontro com curadores. Um panorama múltiplo daquilo que tem despertado a pulsão criadora de artistas ao redor do mundo.
O Cena Contemporânea conta com o patrocínio da Petrobras e do Ministério da Cultura, através do Programa Petrobras Cultural e da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Tenham um bom festival.
Guilherme Reis
Diretor e Curador
A Petrobras possui uma história de mais de 40 anos acreditando de forma contínua na cultura como elemento transformador e fonte de energia para a sociedade. Apoiando projetos únicos e parcerias de longo prazo, constrói uma relação de respeito e colaboração com realizadores e iniciativas de todo o país.
O Programa Petrobras Cultural tem a Brasilidade como elemento norteador, que se materializa nas temáticas, origens, curadoria, história e características de cada projeto que selecionamos. Por meio do incentivo a diversos projetos, a empresa coloca em prática sua crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. E acredita que, com criatividade e inspiração, podemos gerar crescimento e mudanças.
O patrocínio ao Cena Contemporânea reforça o papel da Petrobras na promoção da cultura e consolida sua posição como uma das maiores incentivadoras de grandes festivais de teatro no Brasil.