26 de agosto A 07 de setembro de 2025

23/08 a 03/09 - Horários variados.

CAIXA Cultural e Sala Marco Antonio Guimarães (Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul)

Seminário e Residência Petrobras Voo Livre História

companhia brasileira de teatro

A companhia brasileira de teatro lança seu novo trabalho, História, no CENA CONTEMPORÂNEA – Festival Internacional de Teatro de Brasília. Entre 22 de agosto e 3 de setembro, a companhia vai realizar, dentro da programação do Festival, uma série de ações na área das artes cênicas, como a Residência Voo Livre-História e o Seminário História, ambos gratuitos, além das apresentações do espetáculo AO VIVO [dentro da cabeça de alguém].

As ações fazem parte da programação de um projeto mais amplo e ousado da companhia, chamado HISTÓRIA, apresentado pela Petrobras por meio da Lei Rouanet e Ministério da Cultura do Governo Federal do Brasil. Trata-se de um projeto de manutenção da companhia brasileira de teatro que se estrutura em três eixos principais de atividades, distribuídas ao longo do período de um ano (agosto/2025-julho/2026), com possibilidades de extensão e desdobramentos para além do circunscrito no projeto inicial.

SEMINÁRIO HISTÓRIA

Encontros entre integrantes da companhia brasileira de teatro e convidados especiais, para refletir sobre prismas fundamentais da história do Brasil, abertos à participação do público. A atividade é ligada à plataforma de criação artística VOO LIVRE, criada em 2023, pelo diretor Márcio Abreu, pelas atrizes Nadja Naira e Cassia Damasceno e pelo produtor José Maria, para ressignificar processos criativos e propor perguntas sobre como seguir fazendo arte no mundo de hoje. A proposta é levantar, junto com os espectadores, as possíveis relações entre história íntima e história coletiva: como cada pessoa, individualmente, pode interferir na grande História e como ela determina aspectos das nossas próprias vidas. O material servirá de base para a dramaturgia de um novo trabalho da companhia.

Participação especial de convidados ilustres como o advogado Carlos Moura, referência na luta pelos direitos humanos e pela igualdade racial; a professora Glória Moura, doutora em Educação pela USP e pioneira da luta pela inclusão racial nas universidades; a psicóloga, professora universitária e ativista brasileira Jaqueline Gomes de Jesus; o mestre José Geraldo de Sousa Junior, jurista, professor universitário e um dos formuladores da abordagem “O direito achado na rua”; e Mariana Fernandes Rodrigues Barreto Regis, historiadora, pedagoga, doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade de Brasília.

Além do Seminário, a plataforma VOO LIVRE inclui uma residência artística, com pré-seleção dos participantes e que acontecerá durante o CENA CONTEMPORÂNEA. A primeira etapa da plataforma VOO LIVRE: HISTÓRIA aconteceu recentemente no Festival Paris l’été, em Paris.

FICHA TÉCNICA

Direção Geral: Marcio Abreu

Pesquisa, criação e coordenação: Marcio Abreu, Nadja Naira, Felipe Storino, Key Sawao, Cássia Damasceno e José Maria

Público-alvo: Artistas, pesquisadores, historiadores e população em geral

SERVIÇO

Dia 23/8 (sábado) – CAIXA Cultural, das 17h30 às 20h. Convidado: Carlos Moura e Glória Moura

Dia 24/8 (domingo) – CAIXA Cultural, das 17h30 às 20h. Convidada: Jaqueline Gomes de Jesus

Dia 30/8 (sábado) – Teatro Marco Antonio Guimarães (Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul), das 17h30 às 20h. Convidado: José Geraldo de Sousa Junior

Dia 31/8 (domingo) – Teatro Marco Antonio Guimarães (Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul), das 17h30 às 20h. Convidada: Mariana Regis

DURAÇÃO: 2h30
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos
TRADUÇÃO EM LIBRAS

RESIDÊNCIA PETROBRAS VOO LIVRE HISTÓRIA

No CENA CONTEMPORÂNEA, a companhia promove seu segundo processo de residência Voo livre – História, no Teatro da CAIXA e no Espaço Cultural Renato Russo, envolvendo até 30 jovens artistas do DF selecionados por meio de uma convocatória pública.  Serão 92 horas de atividades de criação e troca intensa, que abordam as questões temáticas e de linguagem envolvidas na pesquisa para a criação do novo trabalho da companhia, História.

Voo Livre – História quer investigar as relações possíveis entre história coletiva e história pessoal: como cada indivíduo, cada sujeito na sociedade pode interferir na história coletiva e como os acontecimentos históricos coletivos podem determinar a história de uma pessoa. A importância da relação entre memória coletiva e memória íntima na construção de uma trajetória histórica de um país chamado Brasil.

Ao final do período do workshop, haverá três apresentações públicas e gratuitas do resultado da Residência, sendo que uma delas terá transmissão ao vivo pelo Youtube da companhia.

SERVIÇO

. 25 a 31/08, das 10h às 17h

GALPÃO DAS ARTES (ECRR 508 Sul)

Encontros diários com os participantes do workshop

. 1 a 3/09, às 20h30

TEATRO GALPÃO HUGO RODAS (ECRR 508 Sul)

Apresentação pública e gratuita do resultado da Residência

FICHA TÉCNICA RESIDÊNCIA PETROBRAS VOO LIVRE HISTÓRIA

Direção: Marcio Abreu

Coordenação: Marcio Abreu, Cássia Damasceno, Nadja Naira e José Maria

Artistas convidados: Key Sawao e Felipe Storino

Interlocução teórica: Maud Chirio

companhia brasileira de teatro – Coletivo de artistas de várias regiões do país fundado pelo artista, escritor e diretor Marcio Abreu em 2000. Sua pesquisa é voltada sobretudo para novas formas de escrita e para a criação contemporânea. Entre suas principais realizações, peças com dramaturgia própria, escritas em processos colaborativos e simultâneos à criação dos espetáculos, como SEM PALAVRAS (2021), PRETO (2017), PROJETO bRASIL (2015) e Vida (2010. A companhia realiza frequentes intercâmbios com artistas no país e no exterior, mantém um repertório ativo e circula com frequência. Recebeu os principais prêmios das artes no país.