Idealizado pela produtora Márcia Dias, diretora da Buenos Dias, o projeto visa promover residências artísticas e encontros colaborativos entre dramaturgos e artistas brasileiros, culminando na apresentação de leituras dramatizadas durante os festivais do Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil. Em 2025, a estreia será com o livro Pistas… (Pistes…), da escritora francesa de nacionalidade senegalesa Penda Diouf, vencedor do prêmio do comitê de leitura da La Chartreuse, de melhor drama radiofônico na Alemanha, em 2022, e do Grande Prêmio Marulić de drama radiofônico na Croácia, em 2024, transmitido pela France Culture. A obra será lançada com uma leitura dramática protagonizada pela atriz Cristiane Sobral, com direção da artista Ana Laura Nascimento.
Uma mulher negra viajando sozinha é corajosa? A autora Penda Diouf adota a autoficção para revelar a grande história esquecida da Namíbia. Por trás da narrativa de sua viagem, as atrocidades da colonização alemã emergem.
A Edição Francófona é parte da programação oficial da Temporada França-Brasil 2025 e conta com a parceria da Embaixada da França no Brasil, Institut Français, SESC e SENAC. As obras serão publicadas pelas editoras SENAC e Casa SESC Editorial.
FICHA TÉCNICA:
Autoria: Penda Diouf
Tradução: Ana Laura S. Nascimento
Com: Cristiane Sobral
Idealização e produção: Márcia Dias
PENDA DIOUF – Autora para teatro, ópera, música e dança e diretora de teatro, tem peças traduzidas para alemão, inglês, armênio, tcheco, italiano e finlandês, tendo recebido vários prêmios na França, Alemanha e Croácia e realizado residências artísticas no Royal Court em Londres, no Instituto Francês em Tunes, na Villa Albertine em Nova Iorque e no Teatro Nacional de Estrasburgo. É a vencedora de 2022 do concurso «Nouveaux Mondes» e do Prêmio SACD New Theater Talent de 2023.
ANA LAURA NASCIMENTO – Artista, contadora de histórias e bonequeira, estudou Artes Cênicas na Universidade Federal de Pernambuco e seguiu estudos em Lyon, Paris e Marselha. Estudou palhaçaria na Argentina – com Lila Monti, Marina Barbera e Gabriel Chamé – e na França, na escola de palhaços do Samovar. No Théâtre aux Mains Nues e na companhia belga Gare Centrale, formou-se em manipulação de bonecos e objetos. Especializou-se em contação de histórias para todos os públicos, desde a primeira infância, e fundou a companhia OIAPOQUE.
CRISTIANE SOBRAL – Multiartista, atriz, escritora, dramaturga e poeta, primeira atriz negra a se formar em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília, onde se tornou Mestre em Artes, com pesquisa sobre as estéticas nos teatros negros brasileiros e ênfase no ensino de artes. É Membro da Academia de Letras do Brasil/seção DF e é professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Profícua autora, tem mais de 10 livros publicados, entre poesia, contos e crônicas, como “Não vou mais lavar os pratos”, “Espelhos, miradouros, dialéticas da percepção”, “O tapete voador”, “Amar antes que amanheça” e “Caixa Preta”, além de participar de diversas antologias.
DURAÇÃO: 60 min
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos
