Este projeto é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal

CENA CONTEMPORÂNEA 2023

Vivemos um novo momento!

Estamos assistindo a reconstrução das políticas públicas para a cultura, depois do vendaval que varreu várias das conquistas históricas da sociedade brasileira. Mas as artes e a cultura são como uma floresta que nunca morre, se regenera, se modifica, não perde o seu vigor e vitalidade. Principalmente quando bem tratada. 

A 24ª edição do Cena Contemporânea, uma edição especial, será condensada, apresentando sete espetáculos, todos inéditos em Brasília, traduzindo uma parte da riqueza e da diversidade da produção cênica contemporânea. São trabalhos que celebram trajetórias e propõem reflexões sobre temas que estão na agenda global, como totalitarismo, ganância pelo poder, racismo, resiliência, etarismo, espetáculos que nos fazem refletir e ao mesmo tempo nos deslumbram com invenção, poesia e imagens de beleza rara. 

Serão 13 dias de comemorações, descobertas e, também, de mergulho na tradição teatral japonesa. Será a reafirmação da capacidade de resistência e renovação do próprio Cena Contemporânea.

Uma programação forte, com a essência do nosso festival, que irá acolher o público que sempre nos recebe com uma energia poderosa. Um festival não se faz só dos nossos desejos. É uma construção que acolhe vários parceiros, pois os festivais são um patrimônio dos territórios onde acontecem. E o Cena é um patrimônio do DF!

Agradecemos ao Centro Cultural Banco do Brasil, que nos últimos 20 anos tem sido parceiro constante do Cena. Sem ele, não haveria 2023 em nossa história. Vamos em frente, já de olho em 2024!

Cena Contemporânea

 


 

Banco do Brasil apresenta e patrocina a 24ª edição do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília cujo palco receberá sete espetáculos inéditos.    

A edição especial do Cena Contemporânea apresenta uma imersão no teatro butô da dançarina e coreógrafa japonesa Yumiko Yoshioka e de companhias teatrais com trajetórias reconhecidas, todas celebrando datas marcantes de suas histórias: 40 anos do Grupo Galpão, 35 anos da Cia. dos Atores, 25 anos da Cia. Dos à Deux e 20 anos de trajetória do Teatro do Concreto. 

Na programação desta edição especial, um dos espetáculos mais premiados dos últimos anos no Brasil, “Macacos”, do ator e diretor Clayton Nascimento e o novo trabalho da ATA – Agrupação Teatral Amacaca. 

Ao realizar este projeto, o Centro Cultural Banco do Brasil reafirma seu compromisso de ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura e de valorizar a multiplicidade de linguagens e a produção teatral. 

Centro Cultural Banco do Brasil