Encontros do Cena

Os Encontros do Cena – Espaço Internacional de Intercâmbio e Cooperação Cultural completam 12 anos de existência, agrupando debates e oficinas visando a reflexão e a formação.

Em 2022, o festival propõe atividades que aproximam os artistas dos estudiosos e do público, oferecendo leituras e reflexões em torno de questões contemporâneas e das artes da cena.

Os debates partem das temáticas das obras e percorrem caminhos diversos, que passam pela arte e educação, violência de gênero, censura às artes e à criação cênica numa perspectiva decolonial.

Já as oficinas trabalham desde o desenvolvimento do movimento corporal até a dramaturgia LGBTQI+ e a criação de cartazes para teatro.

As inscrições para as oficinas foram de 8 a 17 de junho e as inscrições para participação nos debates acontece a partir de  19 de junho.

As atividades requerem inscrição prévia e são gratuitas.

Garanta sua participação nos encontros aqui:

https://forms.gle/6DG9CYnm5gKyV7CJA

 

JJBZ - OFICINA DE CARTAZES PARA TEATRO

Mentor: JJBZ
29 e 30/06, das 10h às 13h   Uma breve análise do que é o poster de teatro/festival, conceitos de composição gráfica (elementos, efeitos, hierarquia, tipográfica), a definição do tema pessoal de cada participante e início de esboços. O mentor vai apoiar os participantes no desenvolvimento prático do desenho gráfico.…

A IMPORTÂNCIA DA ARTE E DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE BARBÁRIE

Denise Fraga
Palestra da atriz Denise Fraga, que apresenta a obra Eu de Você, um dos espetáculos que abrem o Cena Contemporânea. Na conversa, a atriz propõe algumas reflexões importantes e atuais, a partir de temas como o reforço dos vínculos da arte e da educação na formação de um povo e…

COMPARTILHAMENTO DE TRAJETÓRIA DE PESQUISA E CRIAÇÃO

Janaina Leite
Desde 2008, com o espetáculo “Festa de separação” - criado sobre um vídeo com registro da celebração do fim de uma relação por um casal -, a atriz, diretora e dramaturga Janaina Leite trabalha sobre o diálogo e as fronteiras entre a linguagem cênica e a investigação de si. No encontro “Compartilhamento…

OFICINA JOGO DA PEDRA

Mentor: Grupo Magiluth – com Giordano Castro e Lucas Torres
01/07, das 10h às 14h   A oficina visa fomentar a construção, junto aos artistas-criadores, de metodologias de trabalho baseadas no mais recente processo criativo desenvolvido pelo Grupo Magiluth. Durante a criação de “Estudo Nº 1: Morte e Vida”,  o olhar híbrido e inquieto do coletivo pernambucano se voltou para os…

DITADURA,  RESISTÊNCIA LGBT E DRAMATURGIA

Mentor: Alexandre Ribondi
01/07, das 14h às 18h   Um panorama da luta homossexual durante a ditadura militar brasileira, abordando as artes cênicas, o teatro de rua, os grupos de luta homossexual e o jornal Lampião, publicação homossexual que circulou no Brasil durante os anos de 1978 e 1981 Na segunda parte, Ribondi…

O TEATRO QUE QUEREMOS!

Lilly Baniwa, Andreia Duarte e Rosa Peixoto
Neste encontro, realizado após a apresentação da peça “Antes do Tempo Existir”, o público poderá tomar contato com as principais ideias propulsoras da obra e seu diálogo com o tempo, o teatro indígena e a terra. O espetáculo é feito com artistas que trazem a criação na vida e estão…

ATELIER DE CRIAÇÃO KENIA DIAS

Mentora: Kenia Dias
Ateliê de criação a partir do estudo do movimento e seus desdobramentos poéticos. Que outras maneiras de estar no espaço são possíveis, de forma a ampliar as perspectivas do corpo? Como uma mesma sequência de movimento pode ser dançada com diferentes versões e qualidades de presença? A investigação, individual e…