Programação

EU DE VOCÊ

Denise Fraga, Luiz Villaça e Rafael Gomes – São Paulo
Acompanhada por uma banda formada só por mulheres, a atriz carioca Denise Fraga comemora 35 anos de trajetória com o espetáculo solo Eu de Você. A obra é baseada em histórias reais, costuradas com pérolas da literatura, música, imagens e poesia. O espetáculo rompe as fronteiras entre palco e plateia,…

STABAT MATER

Janaína Leite – São Paulo
Uma investigação sobre o real no teatro, sob a égide do obsceno. Acompanhada da própria mãe e da figura de Príapo, personagem vivido por um ator pornô, Janaina Leite articula de forma radical temas historicamente inconciliáveis como maternidade e sexualidade. Tendo o terror e a pornografia como bases estéticas, Janaina…

CIMENTO FRESCO

Patrícia Del Rey – DF
28/06 a 10/07, horário livre 508 sul, 708 sul e Praça 21 de Abril    Projeto interdisciplinar que abrange as áreas das Artes Urbanas, Artes Cênicas e Literatura. Uma novela literária que aborda a beleza do amor – independente do seu formato -, a dor dos preconceitos, da homofobia, do…
Atividade gratuita. Sem necessidade de reserva ou agendamento

A ÚLTIMA ESTAÇÃO

Elmano Sancho – Portugal
Ted Bundy foi um assassino em série norte-americano, executado na cadeira elétrica na Flórida, em 1989, aos 42 anos, acusado de, pelo menos, 30 assassinatos de mulheres, que ele estuprava e matava. Descrito como uma sociopata sádico, ele tirava prazer da dor e do controle que exercia sobre as vítimas.…

ESTUDO Nº1 MORTE E VIDA

Grupo Magiluth (PE)
A obra-prima do escritor e poeta João Cabral de Melo Neto "Morte e Vida Severina" (1954/55) atua como elemento propulsor do debate sobre construções, formações e interações sociopolíticas no Brasil e no mundo ao longo dos séculos XX e XXl. Em “Estudo Nº1 Morte e vida” estão a questão da…

SE EU FALO É PORQUE VOCÊ ESTÁ AÍ

Teatro do Concreto – DF
Inauguração de Brasília, 1960. Samuel Beckett escreve “Dias Felizes”, 1961. Caras pintadas e impeachment de Collor, 1992. Mangueira Diniz encena “Dias Felizes” num lago na capital do país, 1993. Chacina da Candelária, 1993. Uma atriz pede um minuto de silêncio pelos meninos da Candelária durante espetáculo numa oficina mecânica, 2006.…

O RINOCERONTE

ATA – Agrupação Teatral Amacaca – Hugo Rodas – DF
HOMENAGEM A HUGO RODAS Adaptação da famosa obra de Eugène Ionesco, leva para a cena uma metáfora do “efeito manada” que indivíduos de uma determinada sociedade vivem, em um contexto de epidemia, que a leva ao colapso. Uma cidade pacata passa a ser perturbada pela estranha aparição de um rinoceronte.…

A CAMINHADA DOS ELEFANTES

Formiga Atómica – Portugal
A história de um homem e de uma manada de elefantes. Quando o homem morre, os elefantes fazem uma caminhada misteriosa a sua casa, para lhe prestar uma última homenagem: não era um homem qualquer, era um deles. “A Caminhada dos Elefantes” é sobre a existência, a vida e a…

SEMUTSOC

Companhia de dança Corpus Entre Mundos – DF
Espetáculo gratuito. Sem necessidade de retirada antecipada de ingresso. Sugerimos chegar uma hora antes para garantir lugar.   “A gente se acostuma, mas não deveria”. Este trecho do poema “Eu sei, mas não devia”, de Marina Colasanti, inspira o espetáculo SEMUTSOC, que contextualiza os ciclos da vida e como a…
Entrada franca

2 MUNDOS

Cia Lumiato – DF
Espetáculo gratuito. Sem necessidade de retirada antecipada de ingresso. Sugerimos chegar uma hora antes para garantir lugar.   Inspirado na colonização da América e dos territórios do mundo todo, o espetáculo conduz o espectador a viajar por um tempo passado que encontra analogias contínuas com o presente. 2 MUNDOS conta…
Entrada franca

ÜBERCAPITALISMO

Rodolfo Godoi (DF)
Um olhar sobre o avanço tecnológico a serviço da ampliação dos processos de exploração do ser humano pelo ser humano, aliado à financeirização da economia global. Übercapitalismo expressa cenicamente um conjunto de ideias e narrativas. Por um lado, busca dar vazão às reflexões teóricas e conceituais desenvolvidas no âmbito da…

CORDEL DO AMOR SEM FIM OU A FLOR DO CHICO

Os Geraldos Teatro (SP)
A sessão do dia 05/06 será gratuita com retirada de ingressos pelo Sympla. Na sessão do dia 06/07 haverá cobrança de ingressos. Encenação que traz a digital inconfundível do teatro do grande encenador Gabriel Villela e a poesia que caracteriza a escrita da autora Cláudia Barral. Em cena, a história de…

AFETO

Grupo Teatral Embaraça – DF
Espetáculo gratuito. Sem necessidade de retirada antecipada de ingresso. Sugerimos chegar uma hora antes para garantir lugar   Um trabalho que reflete sobre a sociedade e seus gostos, no quanto o afeto é dedicado a poucos. Duas mulheres pretas mergulham em suas histórias e trazem à tona o que foi…
Entrada franca

SEM PALAVRAS

Companhia Brasileira De Teatro – São Paulo
Novo espetáculo da companhia brasileira de teatro propõe uma reinvenção da linguagem cênica para contar histórias de diversos corpos. A peça tem uma estrutura de crônicas individuais, uma colagem de diferentes personagens, vivendo situações cotidianas e que, pela palavra, ganham outros significados e tons por meio da dramaturgia. O trabalho…

SUPERSÓ & OUTROS VIDEOCLIPES

Miriam Virna e William Ferreira
Espetáculo gratuito. Sem necessidade de retirada antecipada de ingresso. Sugerimos chegar uma hora antes para garantir lugar.   Nos noticiários da cidade, o principal comentário é a presença de um super-herói indesejado. As informações circulam e chegam até uma quadra comercial de Brasília e suas quitinetes. Até então protegidos em…
Entrada franca

EXPERIENCIA 2: ENCUENTROS BREVES CON HOMBRES REPULSIVOS

Daniel Veronese – Argentina
Adaptação de Daniel Veronese que parte de dois textos narrativos de David Foster Wallace e de uma dramaturgia biodramática escrita por Marcus Lindeen. Nesse encontro estão dois personagens, A e B. Dois atores que interagem e que durante oito breves encontros irão alternando papeis. Os temas são vários, mas todos…

LÁGRIMAS NO MAR

Com Arnaldo Antunes e Vitor Araújo
Arnaldo Antunes e o pianista pernambucano Vitor Araújo levam para o palco as canções que fazem parte do recém-lançado álbum “Lágrimas no Mar”, um disco que, como define o cantor e compositor paulista, “tem uma vontade engasgada de chorar". Em formato voz e piano, Arnaldo e Vitor executam um setlist…

PEDRA(P)ARIDA

Camila Guerra e Édi Oliveira – DF
Espetáculo gratuito. Sem necessidade de retirada antecipada de ingresso. Sugerimos chegar uma hora antes para garantir lugar.   Solo de dança-teatro que trata sobre as opressões, desafios, a ancestralidade, sonhos e lutas que envolvem o feminino em vários contextos, um recorte poético e reflexivo sobre a violência de gênero seja…
Entrada franca

ANTES DO TEMPO EXISTIR

Andreia Duarte – RJ, SP, BH
Nós somos caçadores de beleza. Quando nós pintamos o nosso corpo, estamos trazendo para esse suporte os espectros da criação. Nós queremos ser reconhecidos por eles, por isso imitamos a beleza da natureza. Nós somos espelhos da criação. AILTON KRENAK   Criação coletiva de artistas indígenas e não indígenas, o…

SOLILOQUIO (ME DESPERTÉ Y GOLPEÉ MI CABEZA CONTRA LA PARED)

Tiziano Cruz (Argentina)
Esta obra foi coproduzida pelo FIBA - Festival Internacional de Buenos Aires, estreando no último mês de março. Sobre ela diz Tiziano Cruz:  "Um artista chega do campo dançando pelas ruas nos teatros aos quais não poderá ter acesso por sua condição de negritude. Como ser migrante num mesmo território? Esta…

ENTRE QUARTOS

Grupo Tripé – DF
Uma investigação sobre as relações humanas e amorosas das novas gerações. Analisando o estilo de vida dos jovens dos dias de hoje, o grupo explora a relação entre três pessoas que decidiram sair de casa e morar juntas. Ao longo do tempo, a convivência entre elas é abalada por conflitos…