QUEM TEM MEDO?


EXIBIÇÃO DE FILME E DEBATE


  07/06 às 16h, Entrada Franca

Sala Marco Antônio Guimarães – Centro Cultural Renato Russo

 

Longa-metragem documental que narra a ascensão da extrema direita no Brasil a partir da perspectiva de artistas que tiveram obras censuradas. Com suas vozes, o filme compõe um mosaico das consequências nefastas da presente escalada do fascismo no país. Alguns comentários sobre o filme:

“E estamos, no momento, vivendo uma radicalização muito grande de todas as partes. E é sempre assim que começa nas grandes guerras”. Se alguém tiver dificuldade para entender essas palavras, basta assistir a Quem Tem Medo?. O documentário de Ricardo Alves Jr, Dellani Lima e Henrique Zanoni faz um inventário de performers, atores e dramaturgos que não só tiveram obras censuradas, mas foram violentamente ameaçados e atacados por deputados federais e através da internet”. Eduardo Escorel, Revista Piauí

“O fato é que o misto de intolerância e ignorância expelido pelo governo de extrema-direita encontrou eco em parcela da sociedade que desconhece as fronteiras entre arte e realidade. O filme de Dellani, Ricardo e Henrique quebra o silêncio que se depositou sobre aquelas obras. Traz à lembrança um pouco delas e ajuda a dimensionar o buraco em que nos metemos nesses últimos anos”. Carlos Alberto Mattos

 

Após a exibição haverá debate com a presença de Dellani Lima, Henrique Zanoni, Clarice Calixto, Daniela Diniz e Marcio Abreu, com mediação de Alaôr Rosa.

 

OS DIRETORES

DELLANI LIMA – Cineasta, músico, artista visual e ator. Produziu, dirigiu, roteirizou, atuou e montou dezenas de filmes, exibidos em festivais como Berlim, Sundance, Visions du Réel e Brasília. Entre os seus trabalhos como diretor, está o longa “O Tempo Não Existe no Lugar em que Estamos” (2015), pelo qual ganhou o prêmio de melhor filme na Mostra de Cinema de Tiradentes.

HENRIQUE ZANONI – Cineasta, ator, produtor, roteirista, dramaturgo e montador. Sócio da produtora Bela Filmes e fundador da Cia dos Infames de Teatro. Dirigiu os filmes “Quem Tem Medo?”, “Labirinto”, “Quem Perdeu o Telhado em Troca Recebe as Estrelas”, “Brutalidade”, entre outros. É mestrando em Cultura e Sociedade pela UFBA. 

RICARDO ALVES JR – Cineasta, produtor e diretor de teatro. Seus filmes foram exibidos  em diversos festivais internacionais, entre eles Semana da Crítica do festival de Cannes, Berlinale, Locarno e Rotterdam. Seu longa” Elon Não Acredita na Morte” foi adquirido pela Netflix. É produtor de “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”, que já foi exibido em mais de 30 festivais ao redor do mundo e recebeu o Prêmio Especial do Júri da mostra Un Certain Regard, do festival de Cannes 2018. É co-diretor do espetáculo “Antes do Tempo Existir”.

 

FICHA TÉCNICA

Direção, roteiro e montagem: Dellani Lima, Henrique Zanoni e Ricardo Alves Jr

Produção Executiva: Daniel Pech

Edição de Som e Mixagem: Ricardo Zollner

Fotografia, som direto e pesquisa de imagens: Dellani Lima

Produção: Dellani Lima, Henrique Zanoni, Ricardo Alves Jr e Daniel Pech

Com: Maikon K, Wagner Schwartz, José Neto Barbosa, Renata Carvalho, Pedro Kosovski, Pedro Leal David, Matheus Macena, Alex Nader, Biagio Pecorelli, A Motosserra Perfumada, Aquela Cia de Teatro e S.E.M. Cia de Teatro

DURAÇÃO: 71 MINUTOS

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 ANOS

 

Atividade com tradução na linguagem de Libras

 

* Entrada franca,  sem necessidade de reserva