OS SALTIMBANCOS
TA – Agrupação Teatral Amacaca (DF)
A história é célebre: quatro animais, cansados de serem explorados no campo, decidem partir para a cidade e tentar a vida como músicos. Esta é a base do conto “Os Músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm, transformada em peça teatral pelos italianos Sérgio Bardotti e Luiz Enriquez Bakalov. Em 1976, Chico Buarque adaptou a peça para o português e surgiram Os Saltimbancos, sucesso como peça, disco, filme. Em 1977, o diretor Hugo Rodas, à frente do Grupo Pitu, criou o que viria a ser um dos maiores sucessos da história do teatro em Brasília. Agora, mais de 40 anos depois dessa antológica montagem, o encenador volta ao texto com as mesmas propostas da encenação original, baseando a história no vigor do elenco, na cenografia despojada e numa abordagem inteligente. O espetáculo celebra os 80 anos de Hugo Rodas.
Nascido no Uruguai e radicado há mais de 40 anos no Brasil, Hugo Rodas firmou-se como um dos mais talentosos e importantes artistas de sua geração, como ator, diretor, bailarino, coreógrafo, cenógrafo, figurinista e professor de teatro. Sua trajetória sempre esteve ligada aos coletivos com os quais trabalha, desde o Grupo Pitú, nas décadas de 70, e de 80 – quando também ocorrem as primeiras experiências com Antônio Abujamra, no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), e com José Celso Martinez Corrêa, no Teatro Oficina – passando pelo Teatro Universitário Candango (TUCAN), assim como pela Companhia dos Sonhos e, atualmente, na Agrupação Teatral Amacaca (ATA). É responsável por alguns dos maiores sucessos do teatro e dança de Brasília e recebeu diversos prêmios ao longo da carreira.
Com: Abaetê Queiroz, André Araújo, Camila Guerra, Dani Neri, Diana Porangas, Flávio Café, Gabriela Correa, Iano Fazio, Juliana Drummond, Luiz Felipe Ferreira, Nobu Kahi, Pedro Tupã e Rosanna Viegas.
Direção: Hugo Rodas
Coordenação Técnica: Rodrigo Lélis
Designer de Som: Eduardo A de Paula
Figurinos: Divino Maravilhoso
Visagismo: Ricardo Maia & Make Up
Registros Fotográficos: Diego Bresani
Coordenação Geral: Guinada Produções
Produção Executiva: Camila Guerra, Luciana Lobato e Luiz Felipe Ferreira
Serviço
Data | Horário | Local:
24 e 25 de agosto, às 20h e 26 de agosto, às 10h, Teatro SESC Paulo Gracindo (Gama) – Entrada Franca. Ingressos distribuídos uma hora antes da sessão.
1º de setembro, às 16h, Teatro SESC Newton Rossi (Ceilândia) – Entrada Franca. Ingressos distribuídos uma hora antes da sessão.
Ingressos:
Entrada Franca. Ingressos distribuídos uma hora antes da sessão.
Classificação Indicativa:
LIVRE
Duração do evento:
50 MINUTOS